A manhã começou com ventos fortes, mas eles sopraram a favor da democracia. Com o apoio de mais de 40 organizações da sociedade civil, a ADPUC-Rio lotou os históricos pilotis do Edifício da Amizade e fez ressoar em alto e bom tom: Estado Democrático de Direito sempre!

Quarenta e cinco anos após as manfestações na PUC-Rio, que marcaram a retomada das ruas pela população clamando pela volta da democracia, professores, alunos, funcionários administrativos e a população do município e do estado do Rio de Janeiro se fizeram representar, desta vez para proteger o Estado Democrático de Direito, ameaçado em pleno século XXI.

Assembleia de alunos no pilotis do Edifício da Amizade, em 1977.
Foto: Alberto Jacob, Agência O Globo.

A manifestação Pilotis pela Democracia se uniu à Universidade de São Paulo e a dezenas de outras universidades, em todos os estados e no Distrito Federal, para a leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito, elaborada pela Faculdade de Direito da universidade paulista.

Pilotis pela democracia

Image 2 of 4

Foto: Carla Ferreira Soares

Organizado pela Associação de Docentes da PUC-Rio, com apoio da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, o ato começou com um discurso da professora Alessandra Maia, do Departamento de Ciências Sociais e membro da Diretoria da ADPUC-Rio, que destacou a importância do momento histórico pelo qual passa o país e a importância da manifestação que se iniciava. Em seguida, o Professor Marcelo Jasmin, que traçou um paralelo entre as manifestações de 1977, quando era aluno e dirigente do DCE, e o ato de 11 de agosto.

Professor Marcelo Jasmin
Foto: Luis Felipe Azevedo/IG

A carta foi lida na sequência, pelos demais 12 membros da diretoria da Associação Docente, o presidente da Associação de Funcionários da PUC-Rio e pela representante do Diretório Central dos Estudantes.

Leitura da carta.
Foto: captura de tela de vídeo realizado por Victória Sulocki

O ato foi concluído com todos os presentes resgatando o Hino Nacional a uma só voz.