Em maio de 1977, os Pilotis da PUC-Rio se tornaram marco de uma importante inflexão na luta pelo reestabelecimento das liberdades democráticas. Com o movimento estudantil à frente, mais de sete mil pessoas ali se reuniram e se manifestaram, desafiando abertamente a repressão. Eram estudantes da PUC e de outras universidades, professores, funcionários, líderes sindicais, familiares de presos, desaparecidos e exilados políticos, além de representantes de diversos segmentos e organizações da sociedade civil. Entre vozes e pautas diversas, sobressaiu a convicção de que ali, no espaço da universidade, se ensaiava uma retomada democrática que haveria de se irradiar para além de seus muros, somando-se aos muitos outros atos e movimentos que se avolumavam pela cidade e pelo país.

Quarenta e cinco anos depois, a memória desses movimentos ressoa no ato que a Associação dos Docentes da PUC-Rio agora convoca, e que novamente reúne estudantes, funcionários e amplos setores da sociedade civil, representados pelas mais de quarenta entidades e organizações que participarão do evento.

Às 11 horas do dia 11 de agosto de 2022, novamente nos Pilotis da PUC-Rio, leremos a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito. O momento já não é o de reconquistar a democracia, mas de protegê-la. Agora, é preciso reestabelecer as condições e o espaço do diálogo e da concertação, de uma política que não tolera o autoritarismo e jamais autoriza a violência. As pautas e vozes do nosso tempo são ainda mais plurais do que eram em 1977, mas a ampla adesão a esse movimento – que novamente toma o país todo – dá mostras de que é preciso mais uma vez gritar em uníssono: Estado Democrático de Direito sempre!

Associações participantes:

ABI – Associação Brasileira de Imprensa

SindCT – Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial

ASFOC SN – Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz

ASSIBGE – Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE

VIDA & JUSTIÇA – Associação Nacional Vida & Justiça Em Defesa E Apoio Às Vitimas Da Covid 19 – Seccional RJ

FUP – Federação Única dos Petroleiros

IAB NACIONAL – Instituto de Advogados Brasileiros

ALUMNI FND – Associação dos Antigos Alunos de Direito da UFRJ

SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

ABJD – Associação Brasileira de Juristas pela Democracia

Observatório da Democracia