A imprensa, tanto a mainstream, quanto a progressista, esteve presente na PUC-Rio, no dia 11 de agosto, para cobrir o evento Pilotis pela Democracia, no qual foi lida a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito.

A TV247 esteve na PUC-Rio e entrevistou vários presentes.
O Estado de São Paulo publicou um vídeo com uma edição da leitura da carta.

Professor Fábio Leite na leitura da Carta em Defesa da Democracia.
Universidades fazem leitura de carta pela democracia, G1, Rio de Janeiro
Bárbara Carvalho fez vários links ao vivo da PUC. Este foi para o Estúdio i.
RJ tem ato em defesa da democracia e do processo eleitoral, Estúdio i, Globo News
Matéria publicada no portal IG
Luiz Felipe Azevedo / IG

Além da leitura da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito no pátio das arcadas da faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, a PUC-Rio e várias outras universidades em todos os estados e no Distrito Federal realizaram seus próprios atos, com ampla cobertura da imprensa nacional e estrangeira.