Nota da ADPUC-Rio sobre o uso de máscaras no campus

Tendo em vista o posicionamento recente do Comitê Científico da Prefeitura e o decreto municipal publicados em edição especial do Diário Oficial do município em 7 de março de 2022, a ADPUC-Rio reconhece que tanto a melhora dos índices de saúde pública relativos à COVID-19, quanto o progresso da cobertura vacinal da população carioca, são motivos para alegria e otimismo. No entanto, observamos que ainda não há consenso entre especialistas brasileiros acerca da liberação total do uso de máscaras.

Assim, tendo em vista a prioridade da segurança de professores, funcionários e alunos da PUC-Rio, a ADPUC-Rio se posiciona em favor da manutenção das regras sanitárias atualmente vigentes no campus, destacando o caráter privado da instituição e seu direito de estabelecer normas próprias para os frequentadores de suas instalações, a despeito do que faz crer o decreto municipal.

Defendemos uma postura mais cautelosa e assertiva da universidade, com a continuidade da obrigatoriedade do uso de máscaras por todos os frequentadores dos espaços fechados do campus, incluindo salas de aula e laboratórios, ressaltando que seguiremos acompanhando a evolução dos índices sanitários e o debate especializado. Caso a atual tendência se confirme e a flexibilização das medidas sanitárias obtenha respaldo científico mais amplo, estaremos preparados para rever nossa posição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *